Hoje dirigimo-nos aos Dirigentes, aos Responsáveis de Recursos Humanos e aos Recrutadores.
Venho partilhar convosco Boas Práticas da promoção da empregabilidade senior que está a ser levada a cabo em Inglaterra e que poderá ser um excelente modelo para seguirmos no nosso país. Existe uma estrutura integrada que se dedica à promoção da empregabilidade, do talento senior e da longevidade ativa, agregando os seguintes parceiros:
- Centre for Ageing Better- Fundação financiada pela “The National Lottery Community Fund” e uma parte pelo Governo. Pretende que todos aproveitem a vida adulta. Criam mudanças nas políticas e práticas e trabalham com parceiros em todo o país para melhorar o emprego, habitação, saúde e as comunidades.
- CIPD é o órgão profissional para o desenvolvimento de RH – Organização sem fins lucrativos, defende uma melhor vida profissional e tem estabelecido o referencial para a excelência no desenvolvimento de pessoas e organizações há mais de 100 anos, naquele país.
- Confederação de Recrutamento e Emprego – Orienta os padrões e capacita as empresas de recrutamento a construir melhores futuros para os seus candidatos e para si mesmos. Fornece aconselhamento jurídico, suporte comercial e formação para ajudar os recrutadores.
Em outubro de 2022, foi desenvolvido um Guia que foi disponibilizado para toda a comunidade.
GUIA EMPREGADORES – RECRUTAMENTO DE TRABALHADORES SENIORES
Este Guia para Empregadores, foi projetado para fornecer sugestões práticas para reduzir a discriminação por idade nos processos de recrutamento.
Define ações-chave, para ajudar as organizações a tornarem-se empregadores mais inclusivos no que diz respeito à idade.
O AMBIENTE ACTUAL DOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO
Poderia ser mais inclusivo, no que respeita ao critério da Idade.
Mais de um terço (36%) de pessoas entre os 50 a 70 anos dizem sentir-se em desvantagem quando se candidatam a empregos devido à sua idade, em cada fase do processo de recrutamento. Desde a linguagem utilizada na descrição dos anúncios de emprego até ao painel de perguntas a que são submetidos durante as entrevistas.
A Aging Better descobriu que o escrutínio da idade é o menos examinado e é a forma de discriminação mais amplamente aceite no Reino Unido.
Apesar disso, pesquisas recentes mostram que a maioria (51%) dos Empregadores em Inglaterra, provavelmente não vão implementar ou desenvolver quaisquer políticas de inclusão nos critérios de recrutamento nos próximos 12 meses.
Com muitos dos trabalhadores terão que trabalhar durante mais tempo e com as perdas crescentes de empregos devido à pandemia, é importantíssimo que os empregadores sejam mais proativos e comprometidos na criação de uma força de trabalho inclusiva no que diz respeito à idade. Caso contrário, correr-se-á o risco de se perderem todas as vantagens que as equipas multigeracionais têm para oferecer.
PORQUÊ SER INCLUSIVO EM QUESTÃO DE IDADE?
Recrutar de forma inclusiva permite construir equipas multigeracionais com benefícios para todos dentro das organizações.
Trabalhadores Mais Velhos São Bons Para Negócios
Uma análise recente feita pela OCDE, mostra que uma empresa com 10% de trabalhadores com 50 anos ou mais é 1,1% mais produtiva.
Esses ganhos de produtividade advêm da menor rotatividade de empregos e da maior experiência de trabalho e de gestão assegurada pelos trabalhadores mais velhos.
Ser Uma Organização Inclusiva em Idade Também Beneficia os Trabalhadores Mais Jovens
De acordo com outro estudo recente, oito em dez empregadores (79%) em Inglaterra afirmam que os trabalhadores mais velhos podem ajudar na partilha de conhecimento e competências. Longe de competirem entre si, diferentes faixas etárias trabalhando juntas podem ajudar as empresas a prosperar e os indivíduos a aprender.
Ser Inclusivo relativamente à Idade, ajuda as pessoas que querem trabalhar a permanecer ativas durante mais tempo
Estar em boa condição física e cumprir com a exigência do trabalho, enquanto se deseja, é fundamental para a segurança financeira atual e futura das pessoas. Os trabalhadores mais velhos valorizam as mesmas coisas no trabalho, que os trabalhadores mais jovens, incluindo as relações sociais desenvolvidas no local de trabalho e ter um propósito de vida.
Inclusão etária impulsiona a economia
As pesquisas mostram que um aumento de 1% no número de pessoas com idade entre 50 e 64 anos a trabalhar poderia aumentar o PIB em cerca de £ 5,7 bilhões por ano e ter um impacto positivo nos impostos e nas contribuições nacionais em cerca de £ 800 milhões por ano na Inglaterra.
Na última pesquisa feita aos Empregadores por parte da Aging Better, 79% dos empregadores na Inglaterra concordaram que a experiência dos trabalhadores mais velhos é crucial para o sucesso da organização.
Este guia foi elaborado para ajudar a garantir que atitudes positivas em relação aos trabalhadores mais velhos sejam refletidas nos processos de recrutamento das organizações e nas políticas de Igualdade, Diversidade e Inclusão.
(Esta partilha de informação irá ter continuidade)
Mudar a mentalidade e estar receptivo a reter e recrutar profissionais mais velhos, pode trazer claros benefícios para todas as organizações que necessitam de preencher postos de trabalho que estão à muito tempo por desocupados.
A ikiGAi, pode ajudar-vos a coocriar soluções que permitam esta transformação, contribuindo para o reforço do Pilar Social da Sustentabilidade (ESG).
Estamos à vossa disposição!