E agora chegados aos 50?
As duas megatendências, a Taxa de Natalidade em Declínio e o Prolongamento da Esperança de Vida, estão interligadas e contribuem para uma “Super” Megatendência que está a criar uma sociedade completamente nova e diferente, que começa agora a existir.
Esta realidade, não tem merecido a devida atenção por parte dos nossos políticos e irá interferir na nossa vida e na sociedade portuguesa no futuro muito próximo. Falamos de:
- Realidade demográfica do nosso país – a impossibilidade de substituição de gerações
- Ausência de mão-de-obra alternativa, mesmo com a vinda massiva de imigrantes
- Insustentabilidade do sistema social, pela ausência futura de trabalhadores ativos a contribuir e pagar impostos que assegurem o pagamento de reformas
- Valor das Reformas – os rendimentos futuros não vão corresponder às expectativas criadas, em função dos descontos que foram feitos ao longo da carreira contributiva
- Necessidade de investir na aprendizagem ao longo da vida e atualizações permanentes de conhecimentos por parte das pessoas mais velhas
- Necessidade urgente de criar hábitos de poupança e gestão doméstica, junto da população mais velha, para suprimir necessidades futuras
- Necessidade de uma mudança de hábitos culturais dos pensionistas, associados quase exclusivamente ao lazer, saúde e bem-estar
As pessoas com mais de 50 anos, como eu, atravessamos um período singular nas nossas vidas.
Já estudamos, já trabalhamos, já constituímos família, já progredimos, já nos especializamos, já experimentamos fracassos e sucessos e temos consciência de que ainda iremos viver uma “Segunda Metade da Nossa Vida”, pois a esperança de vida, diz-nos que iremos ter uma vida longeva.
Independentemente da situação em que nos encontramos, “estamos a meio do percurso” e temos, agora, a possibilidade de construir ou reformular as nossas vidas: por diversos motivos, não tivemos necessidade, oportunidade ou não tivemos a ousadia de nos lançarmos num projeto que nos realizasse.
É agora chegado o tempo propício para identificarmos e encontrarmos o nosso “ikigai” – nosso Propósito de Vida e vivermos de acordo com ele!
Este conceito japonês, refere-se a um sentido de propósito, da razão de viver. Não é o simples desejo de “trabalhar por diversão” ou permanecer saudável e comprometido, trata-se de manter um forte sentido de propósito ao longo da vida, que pode ir mudando, ao longo do tempo.
A chave é fazer tudo para nos sentirmos bem connosco mesmos; o sentir que estamos ainda a contribuir para a sociedade e que nossa vida é importante.
Viver o nosso propósito de vida fortalece a identidade de cada um.
A paixão por uma Ocupação ajuda a manter-mo-nos comprometidos e vivos e é esse entusiasmo, que nos faz levantar todos os dias da cama.
A Conexão Trabalho-Propósito-Longevidade é a “Fonte da Juventude” que mantem as pessoas sempre jovens e cheias de energia.
Este é o significado do conceito ikigai e que eu quero divulgar, partilhar e ensinar!
Enquanto Mentora e Formadora, dirijo-me às PESSOAS
- Que estão ativas e que se encontram com idade próxima da reforma
- Que estão Desempregadas, longe da idade da reforma, mas que a sociedade as desvaloriza, ainda que sejam a geração nesta faixa etária, mais qualificada de sempre
- Que estão Inativas, que desistiram e estão totalmente esquecidas, mas que irão necessitar no futuro de apoio social
- Que estão Reformadas, mas que pretendem continuar ativas e querem investir para garantir um complemento da reforma
Contrariamente ao que se poderá pensar, está comprovado que as pessoas mais velhas são mais bem sucedidas na criação de projetos e negócios, do que os mais jovens. Senão vejamos:
- Acumularam Experiência profissional e de vida
- Construíram rede de contactos relevantes
- Acumularam conhecimentos técnicos (expertise)
- Acumularem conhecimentos relacionais (Soft Skills)
- Adquiriram Resistência e Resiliência
- Já atravessaram por diversas crises, adversidades e sabem como contornar obstáculos
Não podemos continuar a esperar que sejam os outros a resolverem os nossos problemas. Temos que ser nós próprios a resolvê-los, a cuidar de nós e a assegurar um futuro mais promissor!
Se estamos ativos devemos apostar em aderir a programas de ”Reskilling e Upskilling” de forma a adequar as competências, aquelas que são exigidas pelo mercado.
Vão surgir novas profissões que irão emigrar para o digital.
A mudança é acelerada e temos que estar disponíveis para nos capacitarmos para o mundo digital e não ficarmos à margem.
Mas continuam ainda muitos postos de trabalho por Ocupar! É preciso prepararmo-nos devidamente para nos candidatarmos a essas vagas.
Sabemos que Portugal é um país reconhecido internacionalmente pelo espírito de aventura e de empreendedorismo. O Web Summit veio ajudar-nos a colocarmo-nos na “boca do mundo” e o mesmo acontece ao nível da Inovação Social!
A necessidade aguça o engenho e os portugueses desenvolvem soluções que são aclamadas internacionalmente.
Atingimos um patamar que nos permite ensinar e exportar “revoluções sociais” que foram desenvolvidas por nós. As comunidades ficam mais fortes, com a resolução de problemas que demoram a ser resolvidos pela via tradicional e as pessoas mais felizes.
ESTA CERTEZA, DE QUE DEVEREMOS SER AGENTES ATIVOS RESPONSÁVEIS PELO NOSSO FUTURO, FAZ COM QUE LANCE O REPTO AOS “MAIORES DE 50 ANOS”, PARA CRIAREM NOVOS PROJETOS DE VIDA!
Já parou para refletir sobre si e sobre como pretende gerir a sua longevidade?
O que está a fazer hoje que possa impactar o seu futuro próximo?
O que quer fazer da sua vida?
Qual é o seu Propósito de Vida?
O que pode devolver à sociedade?
Qual o Entusiasmo/Paixão/Desafio, com que quer viver o resto da sua vida?
Como se vê integrado na sua comunidade?
Como se vê aos 90 anos?
O que quer fazer de diferente na sua vida,já durante este ano?
Somos um projeto inovador, que quer transformar a sociedade portuguesa numa sociedade mais amiga dos mais velhos “Age-Friendly”.
Acompanhamos e apoiamos Pessoas:
• A planearem e gerirem com antecedência as transições nas suas vidas
• Descobrir uma Vocação, um Propósito que seja o Segredo da sua Longevidade
Este artigo despertou interesse em conhecer as nossas soluções?s